quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Estreando com coxinha!

Daí que já era pra eu ter começado a postar aqui há alguns meses. Mas por N motivos, inclusive o fogão ter ficado desligado por meses depois que me mudei de casa, as postagens foram ficando pra cada vez mais pra frente.

Essa receita é uma adaptação da adaptação. Minha mãe vendia coxinhas pro tio da cantina da escola onde eu estudava e por isso foi aprimorando receitas. A original é da Luzinete Veiga. A massa serve como básica pra salgados como risole, bolinha de queijo, croquete. Ela rende bastante: fiz 36 coxinhas médias e ainda congelei massa, e não leva batata nos ingredientes. Na hora de me passar, ela pediu pro marido copiar de um caderno e era pra copiar de um lugar pegando coisa de outro. No fim, houve uma divergência de um ovo a mais, mas que pro meu resultado ficou muito bom. Vou manter por isso o "erro". :P

O básico é o começo: primeiro você vai pegar 500g de frango cru e desossado e preparar como faria um refogado. Eu usei cebola, alho, salsa fresca, sal, orégano desidratado e um tomate picado em tamanhos ogros. Deixe cozinhar em fogo baixo com bastante água até sentir que o frango ficou macio. Eu usei peito e cozinhei por 30min. Você pode usar qualquer parte do frango, mas lembre que o peito é um pouco mais sequinho. E daí você pode ir desfiando o frango. O segredo de desfiar é colocar numa batedeira, cobrir o pote e bater com o batedor de massa pesada. Vai ficar assim, ó:


Tem que sobrar bastante caldo de frango porque ele é a base da massa, então nada de economizar na água da panela, e nem de esperar secar pro frango estar pronto. :P Tire o frango da água, peneire esse caldo pra não ficar pedacinho de cebola, alho, etc e bora lá preparar.

Ingredientes:

  • 500ml de leite;
  • 500ml do caldo de frango coado;
  • 100g de margarina;
  • 2 tabletes de caldo pronto de frango (eu não coloquei, mas pode);
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 ovo;
  • 800g de farinha.

Misture tudo (menos a farinha). Misturou bem pro ovo misturar nos líquidos? Beleza, agora leva essa mistura pro fogo. Espere a margarina derreter e o caldo ferver, então tire a panela do fogo e acrescente a farinha. E essa é a parte que precisa de muque! Porque essa mistura tem que voltar pro fogo pra dar uma cozida na massa e é pesadinho pra misturar. Formou uma bola que desgrudou do fundo da panela? Desligue o fogo, coloque a mistura numa nesa enfarinhada e acrescente mais uma gema. Sove bem.

Sugiro que você use uma colher de pau nessa etapa, para não queimar a mão. Abra a massa com um rolo em mesa enfarinhada (porque gruda que é uma beleza), corte com alguma coisa redonda. Tenha em mente que quanto maior o diâmetro do círculo, maior a coxinha. Recheie com aquele frango esperto que você preparou no começo da receita. Coloque círculo de massa na palma da mão, recheie com a quantidade de recheio proporcional ao tamanho do círculo e feche como se fosse uma trouxinha. Já vai ficar em formato de coxinha, é só afunilar a ponta com as mãos. O resultado deve ser parecido com isso:


Aí vem mais uma parte de truque: o jeito de empanar. Você deve empanar salgadinhos apenas com clara de ovo. E mesmo assim, nunca mergulhe o salgado na clara porque ela tem aquela parte mais grossinha (minha mãe dá um apelido feio pra isso! hahaha) e que pode formar uma crostinha que vai ficar feia e ruim no salgado. Então você passa a mão na clara e com a mão, passa a clara no salgado. Os salgados já pincelados de clara vão pra um recipiente grande que tenha farinha de rosca e pronto. O resultado é esse aqui:


Para fritar, você deve escolher uma frigideira ou panela funda. A fritura de coxinha é por imersão, ou seja, ela precisa afundar no óleo. Use o óleo de sua preferência e aqueça ele com o truque do palito de fósforo: coloca o palito de fósforo, liga o fogo e a hora que o fósforo acender, você pode começar a fritar suas coxinhas. Meu conselho é que depois da primeira rodada de coxinhas fritas, você abaixe o fogo pra evitar de queimar por fora e ficar fria por dentro. Aqui eu estava testando vários tamanhos pra ver o que dava mais certo. Hehehe.


Você pode congelar as coxinhas já modeladas e empanadas: é só levar ao freezer com uma distância legal entre as coxinhas nas primeiras horas de congelamento. Depois pode juntar, é só pra não grudar, mesmo. As coxinhas congeladas podem ser armazenadas por até seis meses. Na hora de comer, é só tirar do freezer uns 15min antes de fritar.

Se você quiser congelar só a massa, unte-a com óleo de cozinha antes de guardar no pote ou saquinho onde será congelada. Já congelei essa massa por no máximo 3 meses. Não sei se aguenta mais do que isso porque nunca testei. Espero que tenha ficado claro e que gostem. Será um prazer dividir outras receitas. :]

nenhum comentário...

comente!