terça-feira, 10 de setembro de 2013

Iogurte de verdade!




A despeito de não beber leite, faço uso constante dele, como ingrediente, e de seus derivados. Iogurte é figurinha fácil de se encontrar na geladeira e vira bolo, rosca, pão, sorvete, molho pra salada ou macarrão, ou é comido com fruta, castanha, geleia. Fui testando receitas, tentando uma coisa e outra e cheguei ao iogurte que considero o melhor: espesso, perfumado e sem aquela acidez exagerada dos produtos industrializados.

É importante observar a qualidade de todos os produtos utilizados, o leite deve ser o mais fresco e puro, assim como o iogurte que servirá de isca, você quer, acredite em mim, um que seja composto apenas de leite e fermento. Depois de pronto, você pode congelar uma pequena porção do seu iogurte e usar na próxima leva. Com o tempo, o resultado deve ser cada vez menos ácido.

Um aviso: não é light. O leite usado é gordo e, na falta dele, umas colheres de creme de leite fresco/nata fazem o complemento.

Você vai precisar de uma caixa ou bolsa térmica - ou de um cobertor, para manter a temperatura do leite enquanto ele fermenta - faça o possível para que a temperatura diminua lentamente. Para este passo, escolha um recipiente de boca larga, pois o iogurte fica bastante consistente.


Ingredientes:

  • 1 litro de leite [13% de gordura - uso leite pasteurizado, de saquinho, ou da marca Leitíssimo]
  • 4 colheres [sopa, bem cheias] de leite em pó de qualidade
  • 1 copo de iogurte natural [pode ser industrializado] - certifique-se de que não há amidos ou gomas ou quaisquer outros aditivos. 

Modo de preparo

Em panela de fundo grosso misturar o leite e o leite em pó, aquecer no fogo mais baixo possível, mexendo sempre, para que não grude no fundo, por aproximadamente 20 minutos. Apagar o fogo e reservar até que atinja a temperatura de 45°C - use um termômetro culinário ou o método da casa: coloque o dedo no leite, a temperatura deve ser suportável por 10 segundos -, adicionar o iogurte natural e mexer bem para diluir.

Transferir a mistura para pote de vidro ou cerâmica, cobrir com filme plástico e acomodá-la em caixa de isopor, bolsa térmica ou enrolá-la em cobertor grosso e colocar dentro do forno [desligado, sim?] por um período de cinco a oito horas. Lembre-se de que quanto maior o tempo de fermentação, mais espesso ficará seu iogurte.

Transferir para a geladeira e em algumas horinhas você terá o melhor iogurte da sua vida. Caso você o queira ainda mais espesso, é só deixar num pano de queijo, ou pano de prato fino [eu uso um coador de café gigante] até perder parte do soro, pronto, virou iogurte grego [muito melhor que aquele cheio de espessantes].

nenhum comentário...

comente!