Eu sempre gostei de cozinha e a frequento desde que me permitiram. Depois de revezes da vida, cá estou eu, fazendo faculdade de gastronomia e descobrindo que a gente cria hábitos ruins e faz as coisas de maneira que nem sempre é a mais fácil ou prática.
A primeira descoberta maravilhosa da minha vida de futura gastrônoma é [música de apresentação, por favor]:
a faca do chefe.
"Mas eu não sou chefe de cozinha", me diz você. E eu respondo: nem eu - e nem pretendo ser. Daí você me pergunta que diferença faz a faca, já que você só vai cortar uma cenourinha pra sua salada e eu te digo: toda. Pra começo de conversa ela pode vir em 3 tamanhos: 7, 8 ou 10 polegadas. As menores são mais indicadas para mulheres, que costumam ter mãos menores. Essa aí da foto é igual a uma das minhas e é bem leve, fácil de manusear, apesar de ser maior do que eu desejava. O que define se uma faca é "do chefe" é a lâmina passar do cabo na parte de baixo, o que facilita alguns tipos de corte.
Outra coisa bacana é o preço. A minha foi comprada por R$35,00 no início do ano e, pelo que pesquisei, não há grandes variações.
Pra quem cozinha e quer alguma agilidade nos cortes, recomendo fortemente. Estou usando as minhas há quatro meses e já não sei viver sem!
*Foto retirada do site da Tramontina.
*Foto retirada do site da Tramontina.
1 comentário
Eu tenho uma, mas nunca pensei em ser chefe de cozinha, aliás, nunca pensei em cozinhar. Hoje cozinho e gosto, comprei a faca meio por acaso, montando a casa logo depois da Tati vir morar comigo compramos um cepo com várias facas, minha favorita é esta com lâmina passando do cabo. ;)
comente!