Batata é sempre uma coisa bem vinda na minha casa: é prática, oferece um enorme leque de possibilidades, é uma boa fonte de carboidratos e, ponto importante, não conheço quem goste mais do tubérculo que a minha irmã. Dê oportunidade e ela monta um prato com purê, batata assada, frita e sauté, além de batatinhas smile.
Foi levada da América do Sul para a Europa, onde viralizou e além de ser a base da alimentação de muitos locais, é a matéria prima para a nossa querida Vodka, olhem só! Diz-se que existem cerca de três mil tipos de batata nos Andes, mas eu nunca fui lá contar, então não garanto nada.
Na aula desta noite nós fizemos batatas duchese. Aliás, fizemos o purê e terminamos em casa, por conta de um atraso... Bom, cheguei e, aproveitando que já estava paramentada, com doma e bandana - e que teria que apresentar fotos para o professor, como prova de que finalizamos a receita da aula -, terminei o esqueminha. Vai assim, ó:
01quilo de batatas;
01 ovo inteiro;
04 gemas;
01 gema para pincelar;
sal, pimenta e noz moscada a gosto do freguês.
Depois de lavar, cozinhar, descascar e amassar muito bem as batatas [não podem ficar pedacinhos no purê, caso contrário, se entope o bico de confeitar e a brincadeira vira tortura - como foi o meu caso], agregar a gema e os ovos; temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto e transferir a massa, aos poucos, para um saco de confeitar, com bico pitanga. Em assadeira untada, fazer cestinhas [faça um "disco" e ao redor dele vá fazendo uma espiral, subindo até a altura desejada], pincelar com a gema e levar ao forno com a temperatura a 200°C até começarem a dourar.
Retirar da forma com a ajuda de uma espátula e rechear com o que der na telha.
Eu recheei as minhas com chancliche (falarei dele aqui qualquer dia desses] e com uma conserva de pimentão vermelho, feita também na aula [deixe o pimentão sobre a chama do fogão até que ele esteja completamente preto. Coloque-o imediatamente dentro de um saco plástico, feche e deixe por alguns minutos (o saco vai inflar e o vapor preso lá dentro vai soltar a pele do pimentão). Lave em água corrente e retire toda a pele. Abra o pimentão, retire as sementes, corte em tiras verticais bem finas, tempere com limão, bastante azeite, sal, pimenta e cheiro verde. Pronto.]. Como o purê estava cheio de pedacinhos, passei parte da massa pela peneira e quando a paciência acabou, usei duas colheres pra dar formato de quenelle e assei os bolinhos, que também foram comidos com pimentão.
| Foto noturna feita por gente n00b. =~~ |
Gostoso, bonito e versátil. Gostei bastante. :)
nenhum comentário...
comente!