Antes de tudo queria dizer que me inspirei livremente na receita do blog Pimenta do Reino. Como eu dificilmente sigo uma receita ao pé da letra, acabei modificando várias coisas. Não modifiquei a receita por achá-la difícil, apenas decidi adequar as etapas à minha falta de coordenação na cozinha (que é muito grande). Então vamos ao que interessa.
Ingredientes:
3 xícaras de arroz para sushi (polido, curto, tipo1)
3 xícaras e meia de água morna
3 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
1 pacote de alga pra sushi
300g de salmão fresco cortado em cubos
Cebolinha verde picada a gosto
Wasabi a gosto (opcional)
Esse arroz pra sushi normalmente vêm com uma receita no verso da embalagem. Como a receita que vinha no verso da embalagem do arroz que eu comprei era mais difícil e envolvia sake e outros ingredientes que eu não tinha em casa, resolvi seguir a receita que li no verso de outra embalagem no supermercado. Lavei o arroz e coloquei de molho por 1h. Passado o tempo, escorri essa água, e coloquei na panela o arroz e as 3 xícaras e meia de água morna, em fogo brando, com a tampa semiaberta.
Esse arroz nunca fica sequinho. Ele vai de cru a empapado em questão de segundos, então tem que ficar de olho pra não queimar o fundo da panela. Precisa ficar de olho, mexer de vez em quando pra ver se ele já começou a grudar no fundo, porque ele nunca vai parecer seco ou soltinho como arroz normal. Ao tirar o arroz do fogo, misturar o vinagre, o sal e o açúcar. Colocar em um recipiente de plástico ou vidro e deixar esfriar. Se preciso (não houver muito tempo pra esperar) pode ir na geladeira.
Enquanto o arroz esfria é hora de cortar o salmão em cubinhos e picar a cebolinha. Uma faca boa é fundamental. De preferência faca pra peixe ou até mesmo faca pra sashimi. Eu, como não achei nenhuma das duas na cozinha de casa, acabei sofrendo com uma faca de churrasco, e por isso meus cubinhos de salmão meio que se despedaçaram. O mesmo aconteceu quando eu tentei fazer tataki de salmão um tempo atrás, ou seja: comprar uma faca decente é prioridade. =/
Tendo salmão e cebolinha cortados, wasabi e algas a mão e o arroz frio, é hora de montar. Como a alga que encontrei no mercado é menor que a alga da receita original, resolvi não corta-la e me dei mal. Meu primeiro temaki ficou uma coisa horrorosa. Convencida de que temakis menores seriam mais fáceis de enrolar, resolvi cortar a alga ao meio. Coloquei uma camada fina de arroz sobre metade (da metade) da alga, deixando um triangulo "livre" no canto superior esquerdo. Fiz uma diagonal com o wasabi e coloquei salmão e cebolinha por cima dessa diagonal. Enrolei até que na ultima ponta restante, coloquei um pouquinho de wasabi (também vale um pouquinho de arroz) só pra grudar a alga e o temaki não desenrolar.
A parte mais chata é esperar o arroz esfriar. E o mais difícil é ter coordenação pra enrolar.
P.S.: como vocês devem ter percebido, errei na medida e fiz muito mais arroz do que precisava. Mas fora o arroz, completamente exagerado, todas as outras medidas servem 2 pessoas. Dá pra fazer 1/3 dessa quantia de arroz e servir 2 pessoas tranquilamente.
Agora me contem: já tentaram fazer temaki em casa?

5 comentários!
Uou, tentarei fazer com certeza. Depois da gravidez, é claro :P
Gente! SUPER vou tentar fazer! *__*
Hmmm! Parece bom!
Eu já fiz sushi em casa, o arroz é o mesmo. Deixei o arroz (dica do Maraschin) debaixo de um ventilador pra esfriar, funcionou bem.
Quando fiz, sobrou MUITO arroz, aí eu guardei na geladeira e fiz mais no dia seguinte, ainda estava bom.
Meu sogro me recomendou essa loja: http://www.japanstore.com.br/
Ele mora no interior e lá não tem essas coisas para comprar. Os preços são bons e chega tudo bem embaladinho e tal (segundo ele, eu ainda não pedi nada). Ele comprou uma faca de sashimi super boa por uns R$50.
=*
Eu comprei uma faca de sashimi magavilha por uns R$30,00 no empório do Japesca, no Mercado Público :D
Buna, eu sempre que faço sushi em casa, uso uma receita de arroz bem parecida. Mas faço o seguinte, na hora do molho do arroz, coloco algumas pedras de gelo. Já o tempo do molho também é diferente. Eu não tenho uma regra de relógio não, mas vou no olho mesmo, e só tiro da água quando ele está todo branquinho. Ai eu escorro e coloco pra ferver.
Já pro molho, eu uso duas porções de açúcar para uma de sal.
comente!