sábado, 11 de agosto de 2012

Risoto de Limão Siciliano

Achei essa receita nos meus bookmarks e não consigo lembrar se alguém me recomendou ou se eu achei pela internet. Reparem na foto da receita original, que ficou obviamente muito mais bonita que a minha. Como sempre, eu fiz umas pequenas alterações na receita original. 

Abandonando a humildade, digo a vocês que esse foi o melhor risoto que fiz na vida. De longe. E olha que eu já fiz muito risoto. Mas chega de papo e vamos a minha versão da receita. 


Ingredientes (serve 4 pessoas): 
  • 1 e 1/2 xícara de arroz longo fino parboilizado polido*
  • 1 xícara de arroz curto polido*
  • 1 cebola grande
  • 1 colher de manteiga na receita + 1/2 para finalizar
  • 1/2 taça de vinho branco
  • 2 litros de caldo de legumes
  • 2 limões sicilianos
  • queijo parmesão ralado
  • sal a gosto
  • pimenta e alho em flocos para finalizar
* Essa mistura de 2 tipos de arroz pode parecer estranha, então eu explico: não me acerto com o tal arroz arbóreo que todo mundo indica pra risotos, nunca acerto o ponto. Então eu misturo o arroz "normal" com o arroz de temaki e, na minha opinião, fica perfeito.

Modo de fazer: 

Em dois litros de água fervente dissolvi 2 envelopes de caldo de legumes da Sazon. Prefiro o clássico da Knorr, mas como não encontrei no mercado, foi esse mesmo. Espremi os dois limões sicilianos e deixei o suco esperando seu momento de brilhar. 

No fogo alto, fritei a cebola na manteiga até ficar transparente, acrescentei o arroz longo e fritei mexendo por 1/2 minuto. Acrescentei o arroz curto e fritei por mais alguns segundos. Acrescentei o vinho branco e baixei o fogo. Assim que ferveu fui acrescentando o caldo de legumes. 

Deixei a tampa de lado e de tempos em tempos mexia e colocava mais caldo de legumes, até terminar. O arroz não pode ficar seco em nenhum momento, e também não pode ficar cheio de água. É bom ficar perto da panela e mexer sempre que possível. Acabando com o caldo de legumes, é o momento de colocar o suco de limão. Salguei e esperei dar o ponto. 

Depois de desligar o fogo, acrescentei o queijo parmesão e mexi e depois larguei a meia colher de manteiga por cima do arroz e deslizei até ela derreter por completo. Dá pra fazer isso com o risoto já servido, porque a manteiga deixa o prato com aquele brilho bonito. 

Na finalização eu tentei ralar a casca do limão como mostrava na receita original, mas a minha falta de habilidade com o ralador me impediu. Acabei optando pela pimenta e pelo alho

3 comentários!

superpri disse...

fui eu que te mandou essa receita!!! hahahaha
eu sou VICIADA nela.
beijos!

Bruna Antunes disse...

Ah! então tá explicado.
Fica aqui meu agradecimento, porque a receita é excelente!
Beijo!

Franci disse...

Não sou muito de risotos, mas esse aí parece maravilhoso! Vou tentar fazer!

comente!