Acompanhado de totopos* ou doritos (dependendo da preguiça do cozinheiro), o guacamole é uma comida típica mexicana que geralmente é usado como aperitivo ou acompanha salada se for servido como entrada.
Como a receita de guacamole foi exportada para muitos lugares do mundo, os temperos usados se adaptam aos gostos locais. Um exemplo disso é o guacamole sem gosto e sem graça que servem nos restaurantes mexicanos de Porto Alegre. Então, aqui já fica o aviso: eu exagero nos temperos da minha receita.
viscoso mas gostoso
Ingredientes- 1 abacate médio (maduro, descascado e descaroçado) cortado em cubos
- sumo de 2 limões taiti grandes
- 1 cebola roxa média cortada a juliana
- 1 tomate pequeno cortado em cubos
- 1 colher de sopa de coentro fresco picado
- sal e pimenta malagueta a gosto
Modo de fazer
Em uma vasilha grande misture o abacate e o suco dos limões. Amasse o abacate até que ele se torne uma pasta. Adicione a cebola, o tomate e o coentro, misture. Depois de bem misturada essa parte, vá acrescentando sal e pimenta e experimentando. A medida que eu acho perfeita é meia colher de cafezinho de sal e 1/2 de colher de cafezinho de pimenta picada bem miudinha, mas como disse antes, prefiro o guacamole bem temperado e apimentado, o que pode não ser a sua preferência. Pra quem acha o sabor muito forte, diminuir a quantidade de coentro faz ele ficar um pouco mais leve.
Dois pacote de 100g de doritos acompanhando o guacamole servem de 3 a 5 pessoas, dependendo da fome e da resistência a pimenta. ;D
* Ainda pretendo aprender a fazer totopos. Quando fizer posto aqui pra vocês.

nenhum comentário...
comente!