terça-feira, 26 de março de 2013

Sequilhos Maravilhosos De Limão

Encontrei estes meltaways por acaso, assistindo a um vídeo que tinha como intenção mostrar um jeito legal de fazer rolinhos para cortar massa de biscoito e, honestamente, sequer me lembro de qual era a receita original, tão encantada fiquei pela ideia desses bichinhos. Tratei de fazê-los e repetí-los à exaustão. Já tentei com limão china, com siciliano, tahiti e com galego, sendo que só não ficou muito bom com o último. A casca dele é muito fininha e deu um retrogosto levemente amargo ao biscoito.
Os danadinhos são muito delicados, têm um balanço de doce e ácido muito bacana e, sério, vai tirar a manteiga da geladeira pra fazer, vai.




Ingredientes:

150 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar de confeiteiro
Raspas de 2 limões
2 colheres [sopa] de suco de limão
1 colher de extrato de baunilha 
1 xícara + 3/4 + 2 colheres [sopa] de farinha de trigo [acredite na medida, ela está substituindo o peso. use colher e xícara de medida, não de mesa]
2 colheres [sopa] de amido de milho
1/4 de colher [sopa] de sal coarse [metade da quantidade, se usar sal comum]


Preparo:

Colocar a manteiga e 2/3 do açúcar na tigela da batedeira e bater em velocidade média até virar um creme fofo e clarinho [eu recomendo misturar manualmente antes, pro açúcar não cobrir a cozinha toda]. Adicionar a baunilha, as raspas e o suco de limão e bater novamente, até afofar de novo.
Misturar em outra tigela a farinha, o amido de milho e o sal. Adicionar aos poucos à mistura na batedeira, sem parar de bater, até homogeneizar. 
Dividir a massa em duas partes. Abrir um pedaço de papel manteiga e, sobre cada um fazer um rolinho que caiba dentro de um rolo daqueles de papel alumínio. A massa deve ser enrolada no papel manteiga [assim] e posteriormente alocada dentro do tubinho de papelão. Este deve ir para a geladeira e lá ficar por pelo menos uma hora. Idem para o outro rolo. 

Pré-aquecer o forno.


Tirar os rolinhos das embalagens e, com faca bem afiada, cortá-lo rodelinhas de 0,5 cm de altura e colocá-los em assadeira, preferencialmente de beiradas baixas, e levar ao forno. [Deixo sempre na temperatura mínima, porque é o meu jeitinho.]
Assar os biscoitinhos até que dourem levemente, por aproximadamente 13 minutos [os meus demoraram mais e eu os virei na forma, pra ficarem lindos dos dois lados]
Colocar num saco plástico limpo  o restante do açúcar. Enquanto os biscoitos ainda estiverem mornos, colocá-los dentro do saco e sacudir levemente, para cobrí-los com o açúcar. Eu uso uma vasilha pra isso e sempre dá certo.

Já fiz esses biscoitos sem ajuda do papel manteiga, o que dificulta o rolinho. Pra não enlouquecer, decidi fazê-los com 1/4 da massa e achei que esse tamanho é o melhor pra mim, portanto, é o que sigo fazendo. A receita renderia muito bem e eu saberia dizer quanto, se as pessoas não começassem a comer sempre antes de eu conseguir contar as peças. Segundo a Martha, o rendimento é de aproximadamente 3 dúzias. Quero ver você conseguir isso tudo, sem comer nadica antes de contar.
A massa pode ser congelada em rolinhos bem embalados e aqui ficaram muito bem por aproximadamente 20 dias.

nenhum comentário...

comente!