sexta-feira, 5 de abril de 2013

Molho Pesto rápido


Essa receita quem me passou foi meu pai, ele faz molho pesto em casa desde que me lembro. Coloquei "rápido" no título porque ele é feito no liquidificador (nunca que eu teria saco pra fazer no pilão) e leva nozes ao invés de pinoles. Como eu resolvi plantar muitos e muitos temperos em casa e o manjericão se mostrou extremamente fértil (e, claro, como eu amo molho pesto), coloquei as mãos à obra. Também usei esta receita de "inspiração" pra algumas medidas. Vamos à receita!


Ingredientes:

  • 2 xícaras de folhas frescas de manjericão;
  • 1 xícara (240ml) de azeite de oliva;
  • 1 dente de alho descascado;
  • 1 colherinha (5 ml) de sal (ou sal a gosto);
  • 1 colherinha (5 ml) de pimenta em pó (ou pimenta a gosto);
  • 3/4 de xícara de queijo parmesão ralado;
  • 1 xícara de nozes.
Preparo:

Coloque tudo (menos as nozes) no liquidificador. Bata bem até misturar tudo e coloque as nozes por último. Bata a gosto (se você gosta que as nozes apareçam mais, bata menos tempo).

A partir daqui tem muita divergência na internet. Uns dizem pra comer na hora e não guardar, outros dizem pra comer na hora e guardar o resto na geladeira, e outros ainda dizem pra não comer na hora e manter um tempo na geladeira primeiro pra apurar o sabor. Essa é a dica do meu pai: coloque o pesto num vidro, uma "capinha" de azeite por cima (pra selar e não entrar ar), tampe e mantenha na geladeira por pelo menos uma semana antes de comer. Realmente, o gosto fica mais apurado, vale a pena esperar.


Sirva com massa. Não coloque muito, uma colher de sopa pra um prato de massa está na medida. Também não use queijo ralado por cima, pois o molho já tem bastante queijo ralado. Eu servi com um franguinho assado (os pontinhos pretos são pimenta).


2 comentários!

Lia Zapata disse...

Ficou lindo e deve estar delicioso! Parabéns pela hortinha caseira!

Andrezza disse...

Que delícia só de ver! A receita rende esse potão da foto?

comente!