segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Bolacha, biscoito, cookie


Quando eu ainda era só curiosa da cozinha, procurei e testei um monte de receitas de cookies, porque nunca estava satisfeita com os industrializados. Uma receita era macia demais, outra, dura demais, um resseca, o outro esparrama na assadeira e vira pizza de cookie [sim, isso já aconteceu comigo]. Com o tempo, a gente vai acertando a mão e descobre do que gosta. Eu, particularmente, sou fã dos cookies que ficam crocantes nas bordas e macios no meio, não faço questão de pedaços de chocolate, mas não dispenso uma porção generosa castanhas na massa. 

Esta receita da Martha Stewart virou minha. Eu a faço há pelo menos um ano, com pequenas variações e nunca tive nem sombra de arrependimento. A massa pode ser congelada, já em bolinhas, por, pelo menos, dois meses [as minhas nunca passaram disso] e assadas direto do freezer, apenas dê uns minutinhos a mais dentro do forno. Duram até três dias em temperatura ambiente. :)

A variação que vai aparecer aqui hoje é causada por um comichão que me ataca sempre que passo em frente a um balcão do Subway: eles fazem cookie de cheesecake de framboesa e eu tenho sérias dificuldades para resistir. Tendo congelado aqui um bocado da cobertura daquele bolinho de cheesecake, botei a mão na massa [desculpem pelo trocadilho horroroso].



Ingredientes:
[utilize xícaras e colheres de medida]

  • 2  3/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/4 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento químico em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 1/4 xícaras de açúcar mascavo, aperte na xícara quando for medir
  • 3/4 xícara de açúcar cristal [uso sempre um que fica guardado num pote cheio de favas de baunilha]
  • 2 ovos grandes
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 1/2 xícaras de gotinhas de chocolate meio-amargo [eu sempre troco pela mesma quantidade de castanhas picadas - um mix delas. Desta vez usei: pecãs, amêndoas, avelãs, macadâmias e frutas (mirtilo, amora e cranberry) desidratadas]

Acenda o forno em 180°C.
Forre assadeiras de beiradas baixas com papel manteiga

Em uma tigela, peneirar juntos a farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento, misture-os bem. 
Bater a manteiga e os açúcares em velocidade alta, até que a mistura fique fofa e clara. Adicionar os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Acrescentar a baunilha. Diminuir a velocidade para a mínima e acrescentar a farinha, bater apenas até que ela suma na massa. Com espátula ou colher, junte o chocolate [ou castanhas, no meu caso]

Tire porções de uma colher de sopa e acomode na assadeira, deixando 5 cm de espaço entre elas. Se for colocar a cobertura de cream cheese, faça um buraquinho no meio da bolinha de massa e deposite uma pequena porção de creme.
Leve ao forno até que as bordas estejam douradas, mas o centro continue macio, entre 15 e 20 minutos. 
Deixe na assadeira, sobre uma gradinha, por 5 minutos e depois transfira para gradinha, até que estejam completamente frios. 


Na receita da Martha, o redimento é de 20 cookies, pois são gigantes, aqui o rendimento gira em torno dos 60 biscoitos de tamanho médio.

nenhum comentário...

comente!